Tudo o que você precisa saber sobre selantes

//Tudo o que você precisa saber sobre selantes

Tudo o que você precisa saber sobre selantes

Existem determinados tipos de produtos que são indispensáveis para qualquer construção – esse é o caso do uso de selantes, fundamentais para proteger um imóvel.

Então, no artigo de hoje você vai entender toda a importância que os selantes precisam ter em seus projetos de reforma e construção!

O que são selantes na construção?

Os selantes têm tudo a ver com impermeabilização, então já dá para saber a importância deles, não é mesmo?

Tratam-se de materiais impermeabilizantes que são utilizados para selar pavimentos e as juntas de pisos, paredes e fachadas, além de ajudar na reparação de estruturas danificadas e no preenchimento de fissuras de porte pequeno.

Para que os selantes servem?

É fundamental que na construção sejam previstas juntas de movimentação, que são aberturas existentes nos revestimentos para que comportem a expansão ou a retração da estrutura sem danificá-la.

Mas essas juntas precisam ser preenchidas com selantes para que eles atuem nas seguintes tarefas:

  • evitar a passagem de água, ar e de sólidos para dentro do imóvel;
  • amenizar tensões ou esforços nos materiais que passaram por eles;
  • permitir a movimentação que é normal nos imóveis e são causadas por variações de temperatura, vibração, expansão, hidratação do cimento, etc.;
  • acomodar as pequenas variações de dimensões que são toleradas em um projeto, bem como movimentações entre diferentes materiais;
  • permitir alterações de planos de fachada.

Quais são os tipos mais de selantes mais comuns encontrados no mercado?

Existem muitos tipos e diferentes marcas de selantes no mercado. Quando se trata de selar as juntas das fachadas, por exemplo, os tipos mais comuns são:

  • Silicones (com silício);
  • Silicones híbridos (com poliéster e silano);
  • Poliuretanos (polímeros sintéticos).

A escolha do selante ideal para a sua obra é feita na etapa do projeto e vai depender do tipo de edificação que será construída.

A escolha do tipo ideal também dependerá da capacidade de absorção das movimentações estruturais que se espera que o selante tenha, ainda mais em fachadas próximas a eventos muito agressivos – como a maresia, por exemplo.

Existem, ainda, selantes específicos para os acabamentos de áreas úmidas, como cozinhas e banheiros, além de produtos para serem utilizados em vidro e alumínio.

Viu como saber sobre selantes é essencial para a proteção do seu imóvel, até mesmo em termos estruturais? Não deixe de ficar de olho para ver se esses produtos estão especificados no quantitativo de materiais da sua obra de construção e reforma.

Aproveite, também, para entender mais sobre o processo de impermeabilização, que é essencial para proteger o imóvel de infiltrações e outros problemas de umidade. Até a próxima!

Por | 2019-03-01T11:03:22+00:00 1 março 2019|Impermeabilização|