Reforma: 5 cuidados na hora de reformar um apartamento

//Reforma: 5 cuidados na hora de reformar um apartamento

Reforma: 5 cuidados na hora de reformar um apartamento

A reforma de um apartamento é algo tão sonhado por muita gente que nem sempre nos damos conta de que é preciso ter alguns cuidados nessa tarefa.

E nem estamos falando sobre os cuidados com a própria obra, que são fundamentais, mas, sim, de cuidados com o entorno do imóvel.

Vamos às dicas?

1. Seja diplomático com os vizinhos

Antes de iniciar a reforma do apartamento, converse com seus vizinhos para avisar sobre o início da obra e a previsão de término (lembre-se que é uma previsão, pode ser que atrase o cronograma por algum motivo).

Aproveite para saber se algum vizinho tem alergias ou problemas respiratórios por conta de tinta e outros componentes, por exemplo, para evitar situações complicadas.

Além disso, antes de tudo, é preciso que a administração do condomínio esteja ciente da reforma e de seus detalhes – tenha em mãos o laudo técnico-legal para mostrar ao síndico. Saiba os horários permitidos para a obra e as demais legislações sobre esse tema.

2. Esteja atento às normas de segurança e legais

Grandes reformas precisam estar dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), principalmente as que mexem com a estrutura do prédio e demandam laudo técnico profissional, seja ele um engenheiro ou arquiteto habilitado.

Essa norma é feita para se prevenir acidentes e as punições dos órgãos municipais, caso eles ocorram. No entanto, pequenos reparos (como colocar gesso no teto, pintar as paredes e trocar portas) não precisam atender à essas exigências.

*** inserir algumas dicas das questões legais ……

3. Garanta a vedação de todos os registros antes da reforma

Antes de iniciar a reforma do apartamento, é preciso verificar se todos os registros internos dele estão devidamente fechados. Também tampe todos os ralos (pode até usar um pano).

Dessa forma, você evita que a tubulação fique entupida, pois em um único ralo a sujeira pode escorrer para todos os demais canos. Então, fique atento!

4. Contrate mão de obra especializada

Não custa lembrar: todos os profissionais que farão a reforma em seu apartamento, desde os arquitetos, engenheiros, passando pelos decoradores e pedreiros, precisam ser devidamente habilitados para suas funções.

Na prática, peça um orçamento e um planejamento do trabalho de reforma a ser realizado (tudo por escrito), e, ainda, referências de projetos já concluídos.

Sendo assim, não se esqueça de assinar um contrato e solicitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), a cópia da carteira do CREA e a anuidade do CREA ao arquiteto ou engenheiro civil.

5. Cuidado com as infiltrações nos apartamentos vizinhos

Por fim, outra dica essencial: a impermeabilização dos ambientes do seu apartamento deve estar em dia, evitando infiltrações nos apartamentos vizinhos – evitando, ainda, muitas dores de cabeça, não é mesmo?

E sempre teste se a impermeabilização deu certo. Uma dica é encher o ambiente com uns 10 cm de água (marque o nível na parede).

Por fim, observe se o nível da água baixou e se ela vazou para os apartamentos vizinhos. Esse teste é essencial para que correções sejam feitas a tempo, evitando estragos futuros.

E falando nesse assunto, entenda a fundo como funciona o processo de impermeabilização. Até a próxima!

Por | 2019-03-01T11:14:04+00:00 8 março 2019|News|