Quais os perigos de uma infiltração na construção civil?

//Quais os perigos de uma infiltração na construção civil?

Quais os perigos de uma infiltração na construção civil?

Um dos maiores problemas da construção civil é a infiltração. Muitas vezes ela começa com pequenas manchas nos cantos, mofo e bolhas, gerando um aspecto visual desagradável ao ambiente. Por tudo isso, é preciso ficar atento ao fato de que as infiltrações trazem consequências mais sérias para as edificações.
Portanto, para que você saiba quais os perigos da infiltração, preparamos este post. Nele, você também vai saber quais as diferenças da infiltração em uma casa e a que ocorre na construção civil, quais os riscos e outras questões importantes sobre o tema.

Quais as diferenças da infiltração em uma casa para a que ocorre na construção civil?

Nas casas, a infiltração ocasiona problemas não apenas na parte estética, mas provoca o mofo, um risco para quem tem alergia respiratória. Além disso, cada parte da casa precisa de cuidados quando nos referimos à infiltração, pois ela pode aparecer nas telhas, na laje, nas paredes, nos pisos, em vários locais do banheiro e da cozinha.
Já a infiltração na  construção civil é caracterizada pelo fluido que permeia os espaços vazios de algum corpo sólido, ou seja, ela pode ser provocada pela água da chuva ou até mesmo por vazamentos na rede hidráulica. O corpo sólido são as lajes e as alvenarias.

O que pode acontecer quando ocorre uma infiltração na construção civil?

Nas telhas

Pode ocorrer um acúmulo de fungos ou água. Isso deixa um aspecto envelhecido às telhas. No entanto, o maior problema é que as infiltrações podem comprometer a estrutura de madeira do telhado e gerar custos desnecessários com conserto.
Outro risco é a criação de colônias de fungos/mofo e, em casos mais avançados, perigo de desabamento da estrutura.

Nas paredes e lajes

Nas paredes, a pintura perde toda sua qualidade. Mesmo quando ainda é recente, uma infiltração dá um aspecto feio à parede do imóvel. Em pouco tempo, você observa o acabamento descolar e as estruturas da parede e das lajes abalarem.
Nessa situação, há além do desconforto estético, a desvalorização do imóvel do seu cliente.

Nos pisos

Já os pisos são a parte da residência que mais têm problemas com a sujeira. Por isso, os porosos acumulam mais. O risco é quando essa sujeira se junta. O piso fica escorregadio e provoca quedas em adultos e crianças.

Quais os riscos?

#Corrosão da armadura do concreto

Quando há infiltração ou falhas de impermeabilização, o concreto pode ser “lavado”. Isso expõe as armaduras. Quando isso ocorre, a estrutura corre sérios riscos de perder a sua capacidade de resistência.

# Eflorescências devido a Lixiviação do Concreto

As eflorescências são as patologias mais comuns. Elas ocorrem em reservatórios de água e em estações de tratamento. No entanto, também podem parecer em qualquer situação em que haja água em um ambiente ou compartimento mal impermeabilizado.

#Carbonatação

A carbonatação é um fenômeno causado pela penetração de ar nos poros do concreto ou nos espaços causados pela lixiviação, em um ambiente úmido que ocorre a reação de CO2 com os hidróxidos presentes no concreto e a consequente formação de carbonatos.
A carbonatação deixa as armaduras mais expostas, o que é ruim para qualquer tipo de construção.

Como descobrir a infiltração na construção civil?

Preste atenção de onde ela vem

Conheça a construção, saiba onde estão as canalizações de água e de esgoto. Em seguida, comece a verificar se há algum tipo de vazamento. Exclua as possibilidades onde não existem vazamentos.

Observe o telhado e a laje

Suba com cuidado no telhado ou na laje e verifique se há algum tipo de vazamento. Se você não puder subir em uma escada para verificar, preste atenção nessa dica: a maioria dos casos por infiltração de água da chuva na laje ou no telhado aparecem goteiras no teto. Então, fica mais fácil de identificar.

Analise as paredes

Quando a infiltração é provocada pela ação do lençol freático, ela aparece na parte debaixo das paredes. No geral, essa infiltração é acompanhada de mofo e bolor.
Agora que você já sabe os perigos da infiltração na construção civil, ficará mais atento aos sinais. Para não ter esse problema em sua obra, fale para seu cliente investir em bons impermeabilizantes.
Quer conhecer alguns produtos para evitar infiltrações? Acesse o nosso site e veja nossas melhores soluções!
Por | 2018-09-25T15:26:39+00:00 8 agosto 2018|Infiltração|