Mofo: como se livrar deste problema tão comum?

//Mofo: como se livrar deste problema tão comum?

Mofo: como se livrar deste problema tão comum?

O mofo é aquele presente de grego que podemos receber em algum cantinho do imóvel quando menos esperamos, não é mesmo?

Mas será que é possível se livrar deste problema comum nos lares brasileiros? Quais são as soluções paliativas e as soluções definitivas?

Descubra no post de hoje!

Afinal de contas, o que é o mofo?

O mofo é a proliferação de um fungo chamado Penicullium Notatum, que aparece por um motivo: umidade

Ele pode surgir em qualquer local do imóvel, desde as paredes e pisos, até em cortinas, tecidos, móveis, etc. Ele pode aparecer em sua casa, inclusive, fruto da umidade de um imóvel vizinho que esteja com esse problema. 

Além de danificar móveis e a própria construção, o mofo também prejudica a saúde, principalmente de quem já sofre de problemas respiratórios, já que se o fungo for inalado, desencadeia um processo alérgico. 

O mofo fica mais suscetível a aparecer em locais escuros e fechados (onde circula pouco ar), além das estações mais chuvosas (úmidas) e também as mais frias e secas, como no inverno, onde a casa permanece mais fechada. 

Como prevenir o mofo?

Antes do mofo surgir, é possível tomar algumas precauções para seu aparecimento, tais como:

  • Mantenha as roupas guardadas no roupeiro sempre limpas. Apenas deixando-as no sol não é o suficiente, principalmente se elas estiverem guardadas muito tempo. 
  • Lave os tecidos que estão expostos na casa, livrando-se de manchas e sujeiras em cortinas, tapetes e capas de almofadas. 
  • Troque as roupas de cama uma vez por semana.
  • Mantenha o imóvel sem acúmulo de pó, já que a umidade também está relacionada à sujeira acumulada nos pisos. 
  • Certifique-se que as suas portas e janelas estão bem vedadas contra a entrada de água (as espumas expansivas são boas opções de utilização na construção e reforma).
  • Mantenha o banheiro seco, assim como as áreas que recebem água no imóvel. Terminou o banho? Abra as janelas e deixe a porta aberta para água evaporar. E nada de toalha secando no banheiro.
  • Mantenha todo o imóvel com uma boa circulação de ar. 
  • Invista em saquinhos próprios para armários e gavetas de roupas e objetos, que sugam a umidade. Em armários de cozinhas e banheiro, vale a pena investir em potinhos com carvão, que também são muito absorventes. 

Como se livrar do mofo?

Quando o mofo já deu o “ar da graça” no imóvel, também existem dicas importantes.

Em primeiro lugar, uma medida paliativa é limpar o local onde o mofo estiver se proliferando.

A limpeza pode ser feita tanto com água sanitária e produtos desengordurantes que retiram o bolor nas superfícies, que são encontrados no mercado, quanto com produtos caseiros, como 200ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato de sódio, borrifando nos objetos mofados, deixando agir por 10 minutos e secando com pano limpo. 

Mas, além dessas medidas, existe outra solução definitiva para prevenir o aparecimento do mofo na construção: a impermeabilização

Não tem jeito: é por meio desse processo que o imóvel fica verdadeiramente protegido contra os danos causados pela umidade e pela infiltração, já que o procedimento veda pisos, paredes, lajes e telhados. 

Neste caso, conheça as principais dicas para que o seu imóvel passe por uma impermeabilização de qualidade

Até a próxima! 🙂 

Por | 2019-07-22T18:36:37+00:00 23 julho 2019|Impermeabilização|