O mofo é aquele presente de grego que podemos receber em algum cantinho do imóvel quando menos esperamos, não é mesmo?
Mas será que é possível se livrar deste problema comum nos lares brasileiros? Quais são as soluções paliativas e as soluções definitivas?
Descubra no post de hoje!
Afinal de contas, o que é o mofo?
O mofo é a proliferação de um fungo chamado Penicullium Notatum, que aparece por um motivo: umidade.
Ele pode surgir em qualquer local do imóvel, desde as paredes e pisos, até em cortinas, tecidos, móveis, etc. Ele pode aparecer em sua casa, inclusive, fruto da umidade de um imóvel vizinho que esteja com esse problema.
Além de danificar móveis e a própria construção, o mofo também prejudica a saúde, principalmente de quem já sofre de problemas respiratórios, já que se o fungo for inalado, desencadeia um processo alérgico.
O mofo fica mais suscetível a aparecer em locais escuros e fechados (onde circula pouco ar), além das estações mais chuvosas (úmidas) e também as mais frias e secas, como no inverno, onde a casa permanece mais fechada.
Como prevenir o mofo?
Antes do mofo surgir, é possível tomar algumas precauções para seu aparecimento, tais como:
- Mantenha as roupas guardadas no roupeiro sempre limpas. Apenas deixando-as no sol não é o suficiente, principalmente se elas estiverem guardadas muito tempo.
- Lave os tecidos que estão expostos na casa, livrando-se de manchas e sujeiras em cortinas, tapetes e capas de almofadas.
- Troque as roupas de cama uma vez por semana.
- Mantenha o imóvel sem acúmulo de pó, já que a umidade também está relacionada à sujeira acumulada nos pisos.
- Certifique-se que as suas portas e janelas estão bem vedadas contra a entrada de água (as espumas expansivas são boas opções de utilização na construção e reforma).
- Mantenha o banheiro seco, assim como as áreas que recebem água no imóvel. Terminou o banho? Abra as janelas e deixe a porta aberta para água evaporar. E nada de toalha secando no banheiro.
- Mantenha todo o imóvel com uma boa circulação de ar.
- Invista em saquinhos próprios para armários e gavetas de roupas e objetos, que sugam a umidade. Em armários de cozinhas e banheiro, vale a pena investir em potinhos com carvão, que também são muito absorventes.
Como se livrar do mofo?
Quando o mofo já deu o “ar da graça” no imóvel, também existem dicas importantes.
Em primeiro lugar, uma medida paliativa é limpar o local onde o mofo estiver se proliferando.
A limpeza pode ser feita tanto com água sanitária e produtos desengordurantes que retiram o bolor nas superfícies, que são encontrados no mercado, quanto com produtos caseiros, como 200ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato de sódio, borrifando nos objetos mofados, deixando agir por 10 minutos e secando com pano limpo.
Mas, além dessas medidas, existe outra solução definitiva para prevenir o aparecimento do mofo na construção: a impermeabilização.
Não tem jeito: é por meio desse processo que o imóvel fica verdadeiramente protegido contra os danos causados pela umidade e pela infiltração, já que o procedimento veda pisos, paredes, lajes e telhados.
Neste caso, conheça as principais dicas para que o seu imóvel passe por uma impermeabilização de qualidade.
Até a próxima! 🙂