Cuidados com o piso de madeira: o que você precisa saber

//Cuidados com o piso de madeira: o que você precisa saber

Cuidados com o piso de madeira: o que você precisa saber

Que o piso de madeira é lindo e pode deixar o imóvel aconchegante, disso ninguém duvida.

Mas antes de construir, é preciso destacar que a beleza de um piso de madeira requer cuidados e procedimentos preparatório na base que o receberá.

Nenhum piso de madeira, desde a mais comum até a mais nobre, resistirá aos ataques vindos do contra-piso. Por isso, o contra-piso deverá, obrigatoriamente, estar preparado para evitar umidade e infiltrações.

Optando por ele, cuidando adequadamente da base, é preciso, ainda, conhecer como funciona sua manutenção para que a madeira fique íntegra e bela por muito tempo. Ou, ainda, se você já investiu em piso desse tipo, é preciso saber como deixá-lo com aparência de novo depois de anos de uso.

Portanto, a seguir separamos algumas dicas de cuidados com o piso de madeira para te ajudar nessa tarefa!

Limpeza cotidiana do piso de madeira

Se você já instalou piso de madeira no imóvel, a limpeza deve ser feita regularmente para tirar poeira e pó, evitando que suas partículas (dependendo do tamanho), risquem o piso.

Nesse caso, utilize sempre uma vassoura própria para limpeza de pó com um pano umedecido. Você também pode usar aspirador, mas cuidado com a escova para não riscar o chão.

No caso de manchas difíceis, as dicas de limpeza são as seguintes:

  • Para manchas de gordura, utilize um desengordurante e um pano úmido para limpar. Cuidado: piso de madeira não pode receber água em abundância.
  • Para manchas de vinho ou café, prepare uma solução com metade álcool e metade água; em seguida, molhe um pano (esprema para retirar o excesso) e passe sobre a mancha. O pano precisa estar apenas úmido – e não molhado!
  • Para manchas de tinta de caneta, remova com acetona ou álcool.

Nunca utilize para limpar piso de madeira produtos com óleo, amoníaco e esfregões.

Restauração e manutenção do piso de madeira

Limpeza? Ok. Mas e quanto à manutenção? Com o tempo, o piso de madeira vai perdendo seu brilho, ou, ainda, sofrer com riscos, prejudicando sua estética.  

Aliás, sobre os riscos, uma boa dica é colocar feltro sobre os pés dos móveis para evitá-los.

Mas para devolver o brilho e a beleza do piso de madeira, aqui vão alguns cuidados. A madeira maciça é o melhor investimento, pois ela possui uns 2 cm de espessura, podendo ser revitalizada por até três vezes. Ou seja, sua durabilidade é bem maior.

Para revitalizar um piso de madeira maciça, portanto, é necessário lixar a madeira (para retirar o acúmulo de riscos e verniz ou cera) e, em alguns casos, aplicar um verniz novamente. Conte com ajuda profissional para essa restauração.

Se o seu piso de madeira for laminado, mesmo que ele seja mais resistente a riscos, o desgaste é maior com o passar do tempo. E como eles não podem ser repintados, dá para usar alguns truques renovando a aparência.

Nesse caso, é preciso fazer a limpeza do piso com detergente neutro misturado com água – torça bem o pano para que ele fique apenas úmido. Em seguida, com utilize apenas um pano umedecido com água novamente no piso. Passe no sentido do comprimento das réguas.

Se o piso de madeira laminado estiver com riscos, é possível recuperar lixando (lixa específica para madeira), passando um pano limpe e utilizando uma cera para piso laminado.

Se o desgaste for muito grande, ou, ainda, se o piso for muito antigo, então será necessário trocá-lo.

E então, gostou das dicas? O piso de madeira embeleza qualquer imóvel, mas não deixe de tomar esses cuidados para que sua aparência de novo resista o máximo de tempo possível!

Aproveite e saiba como recuperar os rodapés do imóvel. Até a próxima!

Por | 2019-04-24T16:33:39+00:00 25 abril 2019|News|