Você conhece a importância de proteger tubulações?

//Você conhece a importância de proteger tubulações?

Você conhece a importância de proteger tubulações?

Tubulações são partes importantes em qualquer tipo de obra, seja ela residencial, comercial, industrial e principalmente aquelas subterrâneas pelas quais caminhamos e nem sabemos que existem. Quando mal feitas ou mal protegidas, sofrem do problema da corrosão, produzindo vazamentos e infiltrações no mínimo indesejáveis.

Se levarmos em consideração tubulações para gasoduto ou oleoduto, o problema é muito maior pois podem haver problemas ao meio ambiente, como a contaminação de lençol freático, entre tantos outros.

Mas, você sabia que hoje em dia existem tecnologias capazes de de revestir os tubos? Com isso, se garante ainda mais segurança e longevidade para a tubulação. E quando pensamos em tubulações de gás ou mesmo petróleo, é preciso haver todo um reforço de segurança, concorda?

A Vitória Química, grande parceira da VEDAZ, desenvolveu, pioneiramente, o Sistema Torofita, composto pelo PRIMER preparador, a TOROFITA, fita de proteção com base petróleo e a FITAPLAST, uma fita plástica usada no revestimento final. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue acompanhando nosso artigo!

O Sistema Torofita

Passo 1)

Aplicação do PRIMER preparador. Neste passo, após a limpeza total dos tubos aplica-se a solução preparadora que garantirá a aderência da TOROFITA.

Passo 2)

Aplicação da TOROFITA. Este é um filme laminado, recoberto em uma das faces por selante betuminoso protegido por filme antiaderente.

Ele possui alta rigidez dielétrica, excepcionais propriedades de adesão e coesão, bem como resistência a ação de ácidos, álcalis, fungos e bactérias.

Pode ser usado em revestimento externo de tubulações enterradas, em revestimento em juntas de campo, dos sistemas tradicionais de revestimento (esmalte de alcatrão de hulha, esmalte asfáltico, polietileno extrudado, fusion bonded epoxy e tinta epóxi), mantendo na junta a mesma eficiência e qualidade anticorrosiva exigida no corpo da tubulação.

Ela ainda garante proteção impermeabilizante e/ou acabamento em sistemas de isolação de tubulações enterradas.

Passo 3)

Aplicação da FITAPLAST. Filme adesivado para proteção mecânica. O Filme adesivado para proteção mecânica é feito a partir da proteção mecânica do revestimento, atuando junto com fita anticorrosiva Torofita.

A aplicação do Filme pode ser realizada manual ou mecanicamente, de forma helicoidal, sobre a fita anticorrosiva Torofita, mantendo-se sempre uma tensão uniforme e sobreposição constante, evitando-se a formação de rugas, bolhas ou bolsas de ar.

As emendas entre rolos devem ser feitas sobrepondo-se 200 mm entre o término de um rolo e o começo de outro. Deve-se aplicar duas ou mais camadas do filme, conforme as exigências de cada projeto.

Com estes três produtos atuando de forma conjunta, tubulações de gás ou petróleo não correm o risco de vazamentos ou corrosão, garantindo ainda mais segurança no perímetro onde estejam instalados.

O que você achou destas tecnologias? Se você quer saber mais detalhes sobre estes dois produtos ou conhecer mais sobre o catálogo da Vitória Química, clique no link!

Por | 2018-09-25T15:45:09+00:00 26 setembro 2018|Impermeabilização|