A casa precisa de impermeabilização? Fique atento a algumas dicas

//A casa precisa de impermeabilização? Fique atento a algumas dicas

A casa precisa de impermeabilização? Fique atento a algumas dicas

A impermeabilização é uma importante etapa de construção ou reforma dos imóveis – afinal de contas, é nessa fase que a estrutura e os revestimentos recebem uma camada de proteção contra os efeitos do tempo e da umidade.

Nesse caso, é preciso estar atento na hora de contratar um serviço de impermeabilização, pois ele precisa ser de qualidade e estar dentro da norma técnica (no caso, a NBR 9575).

Portanto, confira algumas dicas sobre esse assunto! Responderemos três das principais perguntas mais frequentes feitas por nossos clientes.

Quais áreas do imóvel devem passar pela impermeabilização?

Todos os locais que ficam expostos à água – seja na forma líquida ou de vapor – precisam passar por impermeabilização. Por exemplo:

  • Banheiros;
  • Sacadas, varandas, terraços e lajes expostas à chuva;
  • Piscinas e saunas;
  • Pisos da cozinha e da área de serviço;
  • Jardineiras;
  • Caixas d’água;
  • Pisos e paredes em contato com o solo;
  • Poços de elevador;
  • Calhas de grandes dimensões;
  • Muros de arrimo.

É preciso contratar um projeto de impermeabilização?

Sim. De acordo com o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), o primeiro passo é contratar um projetista de impermeabilização.

Na prática, esse profissional vai trabalhar junto com os arquitetos e engenheiros que estão fazendo os projetos arquitetônicos e os projetos complementares.

No projeto, deve constar o tipo de impermeabilização, a descrição técnica de cada produto a ser utilizado, deixando bem claro sobre como será a aplicação, além de constar a VUP – a Vida Útil de Projeto que o sistema de impermeabilização deve ter.

Como escolher a empresa que fará a impermeabilização?

Este é um ponto muito importante, pois não adianta investir em um projeto para impermeabilizar o imóvel se ele for executado sem qualidade e com materiais inadequados.  

O ideal é que a empresa que fará a aplicação dos materiais apresente um orçamento bem claro e detalhado. Isso inclui quais materiais serão utilizados (e se eles são normalizados pela ABNT), como será feita a aplicação (detalhada em etapas) e a garantia dos produtos.

Na prática, a empresa precisa emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Ou uma RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), que inclui a descrição de toda responsabilidade sobre a execução do projeto.

Também solicite o “Termo de Garantia”. Ele é emitido no final dos serviços para que sejam verificadas as cláusulas e responsabilidades.

No caso de uma reforma, as empresas precisam fazer uma inspeção para avaliar quais áreas apresentam infiltrações, para que seja feito um orçamento detalhado (com todos os detalhes ditos acima).

Uma dica final: alguns fabricantes de produtos de impermeabilização já contam com uma rede de aplicadores credenciados e especializados em aplicar os produtos de sua linha.

E então, deu para esclarecer mais sobre o assunto? Se ficou com mais dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Aproveite e confira alguns cuidados com o piso de madeira do seu imóvel. Até a próxima!

Por | 2019-05-16T10:39:36+00:00 16 maio 2019|Impermeabilização|